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segunda-feira, 3 de maio de 2010

Daimons




Antes do mundo ser criado, o universo era um caos, não haviam elementos, nem criaturas, nem sentimentos e nem pensamentos. Com o passar de bilhões de anos, as coisas começaram a se desenvolver. Depois da criação do Perfect World, criaturas inteligentes apareceram. Ao mesmo tempo, os 5 elementos desenvolveram pensamentos e vontades próprias, e finalmente foram envolvidos dentro de seres místicos conhecidos como Daimons.Daimons são filhos dos 5 elementos. Eles sabem como usar as habilidades elementais naturalmente e têm um extinto básico para manter o balanço entre todos os mundos. Daimons vivem principalmente no Mundo Elemental e raramente eles podem ser vistos no Perfect World. Entretanto, as coisas estão mudando.Como conseguir uma Daimon?# 1. Através de missão do NPC Emissário Espiritual. Localizado próximo ao Ancião das maiores cidades.Comentário meu: Nessa missão você ganha uma Daimon aleatórias, ou seja, você não consegue escolher a que você quiser. Outra coisa, é uma quest do level 1, ou seja, todos podem pegar.# 2. Forjando no NPC Emissário Espiritual (gasta 3 pedras imortais).Comentário meu: Aqui sim você escolhe a que você quiser.# 3. Comprando de outros jogadores.Existem 4 tipos de Daimon, uma para cada estação: (não sei como traduziram os nomes) * Logenvity (Primavera) * Discipline (Inverno) * Zeal (Outono) * Infliction (Verão)
Skill iniciais das DaimonsDiscipline - Wind Force - Aumenta velocidade de vôo em 50%.Zeal - Earthflame - Reduz o ataque e defesa do alvo em 4%Longevity - Eruption Fist - Reduz elemental resistance em 30%Infliction - Venom Stinger - Diminui a velocidade do alvo e aumenta a sua em 22%.Como eu upo minha Daimon?Genies podem evoluir com seus mestres (vocês lol). Comentário meu: As Daimons ganham uma % da sua experiência total (tipo como acontece com os pets). Reza a lenda que elas precisam da metade do tanto de xp sua pra upar (tipo se você precisa de 500000 ela precisa de 250000), porém o % que elas ganham de xp dos mobs e das missões (sim elas ganham um % da recompensa das missões) é 30% do que você ganha. Então, se você ganha vamos supor 300 de xp em um mob, a Daimon vai ganhar 90 xp.
Essa xp é a que você precisou ou precisa pra upar para o level que a Daimon vai upar. Tipo, se você precisou de 90 xp pra upar pro level 2, sua Daimon vai precisar de 45 xp pra upar pro level 2.
Como vocês podem ver, isso não é o suficiente pra fazer ela upar no mesmo ritmo seu (ela precisa de metade da sua xp e não de 30%), então aí entra o próximo método de upar a Daimon (EXP Infuse):* 1. Colocando sua própria XP/ Alma na Daimon.Comentário meu: não sei se vocês captaram a mensagem, mas é tirar sua própria xp (ou alma) e doar pra Daimon. Pra quem tem Alma sobrando, compensa. 1 ponto de alma=5 xp.* 2. "EXP Cubes", que são obtidos principalmente em quests.Comentário meu: Esses "cubos de experiência" são recompensas de missões do mesmo NPC Emissário Espiritual (aquele que você vai pra pegar a Daimon). Aí vão todas as quests desse nosso amigo NPC:Level 1 - Pegue sua GenieLevel 19 (Completado a quest level 1) - Level 19 Cube of Enlightenment - EXP StoneLevel 49 (completado a quest level 1) - Level 49 Refined Cube of Enlightenment - EXP StoneLevel 70 (completado a quest level 1) - 20 Order of Origination - stats respect scroll [ Não entendi também, só fazendo depois ]Level 79 (completado a quest level 49) - Elite Cube of Enlightenment - EXP StoneLevel 80 (completado a quest level 1) - Stone of Refreshment - element point respect scroll [ Acho que reseta um elemento respectivo ]Colocando xp na DaimonO level máximo que uma Daimon pode atingir atualmente é 105.Restrições para upar a Daimon:* Os jogadores não podem upar a Daimon para um level acima do seu próprio.* Quando um jogador transferem sua XP para uma Daimon de level menor que do jogador uma porção da XP é perdida na transferência(tipo o jogador é level 50 e vai trasferir XP pra uma Daimon level 1). Quanto menor a diferênça de level entre o seu personagem e a Daimon, menor será a XP perdida.Comentário meu:Povo, todos nós passaremos por isso. Não sei se vocês entenderam bem, mas basicamente é: você vai ter que dar um montão de XP pra Daimon e ela vai ganhar um pouquinho só. Ou seja, tenho dó de quem for 6x+ (kkkkkkkk) que vão demorar um booooom tempo pra upar as coitadinhas.* Quando a Daimon chega no level 100, não há perca de XP durante a transferência.Quando usando "EXP Cubes" para upar a Daimon, você pode escolher quanto de XP você quer colocar.Obs.: Simplesmente clique com o botão direito do mouse no avatar da Daimon pra acessar este menu.Atributos da Daimon
As Daimons tem vários atributos que afetam as skills que elas usam. Clique com o botão direito no ícone da Genie para abrir a Interface de Atributos.Lucky Points: A cada 10 levels, sua Daimon será premiada com pontos de atributos extra. A quantia de atributos varia de 1~10. A quantia recebida é determinada pela sua "Growth".Comentário meu: Povo, isso é importantíssimo. Esses pontos extras farão muita diferença no desempenho da Daimon. Se você conseguiu uma Daimon "sortuda" (tipo, que a cada 10 levels ganha bastante pontos, tipo 7 ou 8), ela será raríssima e inclusive muda de aparência. Pra quem não entendeu, ali na imagem tem um Lucky Points 28/80. Isso significa que nesse tempo, a Daimon poderia ter recebido até 80 pontos extras, mas só recebeu 28, ou seja, é uma Daimon "azarada". Se algum de vocês pegarem uma Daimon desse tipo (azarada), recomendo que vendam e peguem outra. Obviamente, uma Daimon 80/80 (no exemplo da imagem) valerá uma fortuna, enquanto uma 15/80 ninguém vai quere comprar.Quanto mais Lucky Points sua Daimon ganha, mais rara ela é. Se eu tivesse uma Daimon level 80 e os seus pontos em 80/80 isto é Muito raro.Comum---------------------Super Raraverde--azul--roxo--dourado--laranja (a cor que aparece escrito o nome das Daimons; não é a cor da Daimon é só a cor do nome)Quanto maior, os atributos, muda não só o visual da sua Daimon como também as habilidades de combate assim como a raridade. Isto pode ser classificado da seguinte forma:Laranja:Essa cor indica que essa Daimon ganhou 10 "Lucky Points" para cada 10 levels. Esta é a Rainha de todas as Daimons (muito rara)Comentário meu: Ou seja, tem o máximo de pontos possíveis.Dourado: A cor indica que essa Daimon ganhou "Lucky Points" entre 61-99 pontos (Daimon level 100).Roxo:A cor indica que essa Daimon ganhou "Lucky Points" entre 51-60 pontos (Daimon level 100).Azul:A cor indica que essa Daimon ganhou "Lucky Points" entre 41-50 pontos (Daimon level 100).Verde: A cor indica que essa Daimon ganhou "Lucky Points" entre 10-40 pontos (Daimon level 100).A quantidade de Lucky Points que sua Daimon tem, determina a sua aparencia e as estatísticas gerais que ela tem.Clique aqui para ver as evoluções das Daimons baseada em Lucky Points.Para resetar os atributos de sua Daimon, fale com o NPC Emissário Espiritual nas 5 maiores cidades, e escolha Reset Attribute (vamos ver como a LUG vai traduzir) para char]mar a interface de resetar atributos.O que FOR, DES, CON e INT na minha Daimon quer dizer?FOR: 1 ponto de FOR adiciona algo em torno de 1% de dano nas skills dela.DES: 1 ponto de DES aumenta a distância, duração e a taxa de sucesso de 'efeitos de estado' (tipo buffs, nerfs, etc.,).CON: 1 ponto de CON aumenta a energia máxima da sua Daimon em 1.Comentário meu: A Daimon não tem HP, ou seja, não morre. Esse ponto aumenta a energia que é a MP da Daimon, ou seja, com mais pontos em CON eu poderei lançar mais skills.INT: 40 pontos de INT dá a sua Daimon mais um Slot para aprender uma skill. 50 pontos de INT aumenta a taxa de regeneração de energia em 1/seg.Comentário meu: O ponto mais inútil que existe. Não vale a pena colocar um pontinho sequer aqui. Não pensem vocês que a Daimon é como o char. Vamos supor, não é porque eu sou mago e tenho muita INT que eu tenho que colocar bastante INT na Daimon. Os pontos delas não tem NADA a ver com os pontos do char e diferente da INT de um mago, INT aqui não aumenta o dano. Portanto povo, os atributos principais aqui são FOR e DES (mesmo pra classe mágica). Um pouco em CON é bom também, pois algumas skills delas gastam bastante energia (a MP da Daimon). Então, nada de colocar pontinhos aqui, ok?Atributos iniciais da DaimonsVerão - Infliction: Afinidade com FORFOR:15 DES:5 CON:3 INT:5Inverno - Discipline: Afinidade com CONFOR:3 DES:5 CON:15 INT:5Outono - Zeal: Afinidade com INTFOR:5 DES:3 CON:5 INT:15Primavera - Longevity: Afinidade com DESFOR:5 DES:15 CON:5 INT:3- Daimons começam com VIT 100 (a MP dela), regeneração de MP 1/seg- Ganha 1 ponto todo level. Você pode colocar esse ponto livremente. O máximo de pontos para um único atributo é 40. Qualquer um além precisa de 2 pontos para ganhar 1, ou seja, por exemplo: O máx é 40, se você quiser adicionar para 41, terá que adicionar 2 pontos e só será creditado 1.- Depois isto custará 2 pontos ao invés de 1. Então, se seu status base é 15, isto vai custar 2 pontos a partir do 55 (quando atingir 55 no atributo). Se o status inicial foi 5, então a partir do 45, e se o status inicial for 3, então a partir do 43 custará 2 pontos para aumentar 1.Pontos de AfinidadeCom a evolução de sua Daimon, ela aprenderá pontos de Afinidade Elementar que podem ser distribuídos como você qe quiser. Toda skill da Daimon requer um certo número de Pontos de Habilidade, algumas requerem pontos em mais de um elemento.Comentário meu: por exemplo, a skill Aquaflame Armor requer 4 pontos no elemento água e 4 pontos no elemento fogo. Ou seja, você primeiro escolhe as skills que você quer e depois distribui os pontos de Afinidade nos elementos que precisa. Então se eu quiser essa skill por exemplo, terei que distribuir 4 desses pontos em Água e 4 em Fogo. Os Daimons começam com 1 Ponto de Afinidade e ganham mais um a cada 5 levels. A partir do 100, ganham 1 ponto todo level. O máximo de Pontos de Afinidade é 26.Existem 5 tipos de Afinidades: Metal, Madeira, Água, Fogo e Terra. Para se tornar um mestre na Afinidade você precisa de 8 pontos.Comentário meu: ou seja, o máximo de pontos que pode ter em cada elemento é 8.Semelhante aos atributos das Daimons, os Pontos de Afinidade podem ser resetados. Fale com o NPC Emissário Espiritual em uma das 5 cidades principais e escolha "Affinity Reset" (vamos ver como traduzirão) para acessar a interface de reset.Afinidade: MetalAfinidade: FogoAfinidade: MadeiraAfinidade: ÁguaAfinidade: TerraSkills das DaimonsAs skills das Daimons podem ser obtidas através do Emissário Espiritual (aff, já até cansei de escrever esse nome). Quando sua Daimon conseguir os Pontos de Afinidade necessários para a skill que você quer, fale com o Emissário Espiritual (de novo) e selecione “Learn Genie Skills”.(eles traduzirão pra algo tipo "Aprender Habilidades de Daimons"). Para aprender skills, você precisará de Alma e Moedas (oh, não diga) e em alguns casos um Skill Scroll (Pergaminho de Habilidade?). Por padrão, a Daimon pode aprender um máximo de 3 skills. Você pode aumentar o número de skills que sua Daimon pode aprender aumentando o atributo INT. As habilidades da Daimon consumirão a energia (tipo a MP da Daimon) e a "Stamina" (tipo a durabilidade; sim as Daimons também quebram como uma arma ou armadura). As Daimons podem esquecer skills através do Emissário Espiritual (sem comentários) sem qualquer custo (em se tratando de LUG, duvido muito). Um aspecto interessante das skills das Daimons é que algumas são de localização específica. Algumas skills de terra só podem ser usadas enquanto você está no chão, muitas skills de água só podem ser usadas na água e algumas skills de metal só podem ser usadas no céu (enquanto tu voa). Além disso, algumas habilidades são de raça específica. Hollow Fist é reservado para Feiticeiras apenas, ou a habilidade Rainbow Blessing é restrita à raça dos Alados.Vocês podem ver a lista completa das skills das Daimons (em português) e já ir escolhendo as de vocês nesse site:http://www.ccvteam.com/forum/f379/genie-skills-perfect-world-t24706/Equipamentos das DaimonsOs jogadores (vocês dãr) podem comprar equipamentos para suas Daimons no Emissário Espiritual (ai ai). Os equipamentos das Daimons incluem Jades, Mirrors, Orbs, e Charms (não sei como a LUG traduziu). Uma vez equipados, os equipamentos da Daimons não podem ser desequipados (tipo as pedras que tu põe nas armas), podem somente ser destruídos ou substituídos. Destruir e recolocar equipamentos de Daimon podem ser feitos através do (advinhem) Emissário Espiritual.Negociando DaimonsAs Daimons podem ser negociados entre os jogadores depois que eles estiverem no estado TRADE READY (novamente, teremos que aguardar as traduções loucas da lug pra saber em português). Clique no botão Trade State no menu de interface da Daimon e acesse essa opção. Levará 7 dias para converter sua Daimon para o estado TRADE READY. Por padrão, a Daimon está no estado NO-Trade. Neste estado, a Daimon não podem ser negociadas, vendidas ou descartadas. DúvidasAfinal de contas, o que é a Daimon?Daimon é um equipamento que você equipará em um quadradinho no inventário, perto de onde ficam os anéis. Como um equipamento, elas "quebram" com o uso. Só que você não a consertará num Ferreiro por exemplo, é tipo um equipamento de vôo. Você vai ter que consertar ela arrastando pedras (que surgem quando você desmonta um equipamento) para elas, do mesmo jeito que se recupera o vôo acelerado dos equipamentos de vôo.Daimons morrem?Vocês já viram equipamento morrer? Resposta óbvia: Não.Daimon é um pet?Não, é um equipamento como eu já disse (dãr). Feiticeiras terão que controlar 3 coisas agora (elas, o pet e a Daimon; lol).Existem diferenças entre as Daimons?As diferenças são apenas nas skills e atributos iniciais. Cada Daimon tem uma habilidade única e exclusiva e também, você conseguirá upar o atributo principal dele mais fácil. Exemplo: o máximo que pode aumentar em um atributo é 40 (veja a parte de atributos desse guia). Se eu estou com uma Daimon que começou com 15 em um atributo, poderei upar esse atributo até 55, enquanto se eu pegar uma que tem 3 nesse mesmo atributo, conseguirei upar até o 43. Depois disso será mais caro pra upar um ponto (veja a parte de atributos desse guia[2]).Minha fadinha de GOD/EVIL sumirá se eu tiver uma Daimon?Não. Elas revesarão entre si, ficando 15 minutos cada uma girando. Mas você poderá utilizar as skills da daimon mesmo quando ela não estiver aparecendo.Como funciona as skills delas?Todas as skills delas são instantâneas (não tem que esperar conjurar). Podem ser usadas em conjunto com suas próprias skills (você pode usar 2 skills ao mesmo tempo: a sua e da Daimon) e podem ser usadas mesmo se você estiver paralizado, atordoado, etc. Além delas gastarem a energia da Daimon (a MP dela) elas gastam Stamina (a durabilidade dela).

Tutorial para Bárbaros(WB)


Sumário 1) Visão Geral

1.1) Resumo

1.2) Prós e Contras

1.3) O que você vai encontrar e o que não vai encontrar nesse guia.

1.4) Perfil

1.5) Funções

1.6) Formas e Transformações

2) Stats

2.1) Stat Inicial

2.2) Distribuição de Stats

2.3) Dex x Cons x For

3) Skills

3.1) Sumário de Skills

3.3) God x Eviç

3.4) PvP x PK x TW x PvM

3.5) Organizando suas skills.

3.2) Stomp x Garrote

4) Equipamentos

4.1) Requerimentos

4.2) HP x Acerto x Def. F.

4.3) Def.F x Def.M

4.4) Upgrade ou Gemas

5) Upando

5.1) Solo

5.2) Party

6) Montando a sua Build

7) Tankando

8) Conhecendo seus inimigos.

9) Conclusões

10) Fontes

11) Agradecimentos

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1) Visão Geral

1.1) Resumo: O Bárbaro (YaoShou), mais conhecido como Werebeast ou somente WB, é uma das classes mais importantes do jogo. Assim como o sacerdote, o Bárbaro é parte importante de uma Party e atende à um papel essencial nas Guerras de Território. Conhecidos por serem "imortais" e suportarem danos terríveis. Não é a melhor classe do jogo como será visto mais a frente com profundidade, mas é uma classe capaz de fazer a diferença em qualquer grupo.

1.2) Prós e Contras

1.2.1) Pós

* O maior HP do jogo

* A classe mais difícil de se matar

* Dano Razoável

* Indispensável na maioria das Party

* Fundamental em Guerras de Territórios

* Defesa Física Alta

* Auge nos níveis altos

1.2.2) Contra

* Evasão Praticamente Nula

* Acerto baixo

* Alta dependência de Hierogramas e Poções

* Defesa Mágica baixa

* Equipamentos caros

* Ruim nos níveis baixos

1.3) O que você irá, e o que você não irá encontrar nesse Guia.

Nesse Guia você encontrará informações essenciais para te ajudar a montar a sua própria Build. Desde Stats até skills. Mas em momento nenhum ditarei regras a serem seguidas, nem receitas pré-estabelecidas de como se jogar a classe.

1.4 Perfil do Jogador

* Gostar de Jogar em Grupo

* Gostar de Ser o Último a Morrer

* Poder comprar Cash (Ingame ou Outgame)

* Paciência

* Persistência

* Bastante tempo para jogar (assim como qualquer outra classe)

1.5 Funções

Você pode perguntar para várias pessoas qual a primeira palavra lhes vêm a cabeça quando pensam na classe de Bárbaro. Boa parte dos perguntados, se não a grande maioria, irá lhe responder: "Tank". "Tank", literalmente Tanque, é aquele que chama toda a atenção da batalha si mesmo e suporta aos mais terríveis ataques.O Bárbaro é essencialmente um Tanker, essa é sua razão de existir. Ele não tem um dano alto, não cura, não "Debuffa", nem tem quinhentas magias de AOE. O que torna o bárbaro uma classe única é o seu HP extremamente alto e sua capacidade de sobrevivência. É claro que podemos melhoras sua capacidade de ataque como será discutindo mais à frente, mas para fins elucidativos iremos sempre nos referir ao Bárbaro como Tanker.Em uma party, a função do Bárbaro é chamar a atenção dos Monstros para si mesmo, enquanto as classes com alto dano (e baixo HP) matam o Mob. Em uma Guerra de Territórios essa função permanece.

Em Guerras de Território o Bárbaro, geralmente, fica responsável por levar as Catapultas, essas que têm como função destruir as torres que guardam o território inimigo. Por isso sua função é extremamente importante em TW.

1.6) Formas e Transformações

Os Selvagens, diferente dos humanos e elfos, tem feições de animais. O bárbaro possui quatro formas distintas: Leão, Tigre, Panda e Lobo. A única diferença entre elas é a aparência, nada mais muda.



Além dessas quatro formas, ao atingir o Lv.9 o Bárbaro adquiri a habilidade de se transformar em um tigre branco. (As vantagens da Transformação serão discutidas mais a frente)



2) Stats

2.1) Stat Inicial

Hp: 85

Mp: 35

Dano Físico: 5 – 9

Dano Mágico: 1 – 1

Chance de Crítico: 1%

Velocidade de Ataque Base: 0.91

Acerto: 40

Evasão: 40

Velocidade: 4.9 m/s

Defesa Física: 3

Defesa Mágica:

Metal: 2

Madeira: 2

Água: 2

Fogo: 2

Terra: 2

2.2) Distribuição dos Stats

1 ponto de Constituição = HP + 17

A cada 6 pontos de Força = 4 Defesa Física

A cada 4 pontos de Força = 1 Defesa Física

1 ponto de Inteligência = MP + 7

1 Ponto de Agilidade = Acerto + 8, Evasão + 8

A cada passagem de nível = HP + 34, MP + 14

O Bárbaro tem uma ótima distribuição de stats. Tem o maior ganho de HP por ponto de constituição gasto e também o maior

HP inicial. O segundo melhor ganho de Def.Física e o segundo melhor GANHO de Evasão e Acerto (ultrapassando até mesmo o ganho do Arqueiro).

2.3) Destreza x Constituição x Força

Bom chegamos finalmente a um ponto interessante em nosso guia. Quem nunca se indagou qual seria a melhor a opção para um Bárbaro. De um lado temos a constituição altamente importante para a vida de nosso personagem,em outra mão a força, importante para a defesa física e por outro lado a Destreza que nos garantirá que menos avisos de "Miss" apareçam na nossa tela. Primeiro vou tentar te convencer de que Constituição é melhor do que Força. Bom, com constituição você terá bastante vida, mas, por outro lado, com defesa você toma menos dano precisando assim de menos vida. Mas outro detalhe faz o HP ser mais importante que a Defesa Física: o Dano Mágico. Quem já jogou de Bárbaro sabe quanto dói no começo, quando você tem "pouca vida", quando você é atacado por um monstro mágico e 15/20% do seu HP vai embora. Esse é o principal motivo para lhe fazer dar preferência à Constituição. Com um alto HP você vai estar protegido tanto de ataques físicos quanto de ataques mágicos. Com a a Defesa Física alta você agüentará bastante dano físico mas morrerá rapidamente contra ataques mágicos.Agora, escolher entre Constituição e Destreza é uma tarefa bem mais difícil. Por um lado a constituição é ótima para a principal função do Bárbaro, Tankar. Mas a Destreza também exerce um papel importantíssimo no PvP pois quanto maior sua Destreza maior o seu Acerto. Bom tenha em mente que o indispensável para um Bárbaro é ter um HP alto, caso o contrário o seu UP será lento e você nunca encontrará Partys para Upar. Há outros modos de você melhorar a sua taxa de acerto sem comprometer seu HP.

3) Skills

O nome das skills estão em inglês pois estou me baseando nos nomes oficiais do Perfect World Malaio.

3.1) Sumário



As skills de Bárbaro são fundamentalmente skills de Dano Físico. Seu foco é tirar a armadura do inimigo ou até mesmo sua evasão. Também existem as skills de Buff que aumentam o HP e a Taxa de acerto do Bárbaro, entre outras. As skills de transformação só podem ser usadas transformado em tigre. Enquanto os buffs em forma Humanóide são aplicados também na transformação em Tigre.

3.1.1) Forma Humanóide


*Beast Lord Whomp



Uma Skill de dano Bruto. É a Skill inical Bárbaro. Dá um dano Baixo em troca de pouca mana. É usada nos níveis baixos, mas é também de grande ajuda nos níveis altos. Muitos preferem não Maximizar essa skill pelo seu dano baixo, principalmente nos níveis altos. Mas eu acho de extrema importância que você maximize essa skill para ter um UP rápido nos níveis baixos.

*Garrote



Eu particularmente não gosto dessa skill. Ela dá uma quantidade razoável de dano em uma certa quantidade de tempo, como um "envenenamento" (mas na skill em si é um "sangramento"). Por motivos que explicarei mais na frente só peque um nível para desbloquear a próxima skill.

* Gravitation Stonker



A única Skill de Stun do Bárbaro. Particularmente gosto muito dessa habilidade porque ela tem um Cooldown muito baixo (6.0s) e uma chance razoável de Stun. Indispensável para o PvP e muito eficiente no PvM. Um ponto no mínimo para liberar o acesso à próxima skill.

*Anti-Armor Batter





Essa habilidade divide bastante os jogadores de Bárbaros. Muitos a amam e outros a odeiam. Eu permaneço neutro. Eu me atraio pelo dano bom da skill e acho o Debuff de armor dispensável (não faz muita diferença no PvM, e faz pouca difetença no PvP, mas é bastante eficiente na hora de matar alguns boss). Como sempre, um ponto é indispensável para liberar a próxima Skill.

* Beast King Onslaugh



Sem dúvida a melhor skill single taget (alvo único) do Bárbaro. A única skill ranged também. Além de ter um ótimo dano também dá um Debuff importantíssimo tanto para PvP quanto p/ PvM (mas principalmente para PvP). É claro, você precisará primeiro acertar a o alvo para que o Debuff funcione, mas como a habilidade tem um Cooldown baixo (8.0s) isso não é um grande problema. Maximizar essa skill é extremamente recomendável.

*Billow



A primeira skill de dano em área do Bárbaro. Ela atinge a área de um arco em frente ao bárbaro. Tem um dano maior do que a Beast Lord Whomp mas custa o dobro de MP, além disso, não é sempre que você quer acertar todos os monstros de uma área. Um nível necessário para liberar a próxima skill.

*Firestrom Wielder



*Essa habilidade consome um ponto de "Chi". Dá 200% do dano de sua arma mais um bonus de dano mágico do elemento fogo. Eu não gosto muita dessa skill pelo simples motivo dela gastar um ponto de Chi e pelo dano elemental ser gradual. A área de efeito é bastante grande nos níveis altos.

* Ground Render



Uma das skills que eu pessoalmente mais gosto. Tem praticamente o mesmo dano do Anti-Armos Batter só que em área e com efeito Knockback que fazem os inimigos se afastarem de você (não funciona em PvP). Eu gosto bastante do combo Ground Render + Beast King Onslaugh.

* Perdition



A habilidade talvez mais conhecida dos bárbaros. Quem nunca ouviu falar de um Bárbaro que deitou 5/6 oponentes com uma só skill?! Em troca de metade de seu HP e metade de seu MP o Bárbaro dá um dano temível em uma área de 12m. Mas cuidado, em certos casos o uso dessa skill é arriscado demais. O melhor momento de usála é quando o seu HP/MP estiveram cheio e o Hierograma não estiver em Cooldown.

*Axe & Mace Mastery



Não tenho muito o que dizer dessa skill. Pasivamente ela aumenta em 60% o seu dano. Altamente recomendável maximizar essa skill.

*Watercraft Mastery



Também não tenho muito o que dizer sobre essa skill. Ajuda em alguns momentos e não custa quase nada. Como é somente um nível aconselho a pegarem.

*Ferity Restoration



Uma regeneração de vida passiva. Eu acho cara para pouca eficiência. Ela praticamente some no meio de tanta poção que você irá precisar. Um ponto indispensável. Se tiver SP sobrando é bom upá-la.

*Beast King Reanimate



Um dos meus buffs preferidos de todo o jogo. Aumenta o seu HP (que já não é baixo) e de sua party. Essa é uma das skills que você deverá economizar SP p/ upá-la. Indispensável para qualquer que seja a build que você fará.

*Bloodbath



Essa skill gera bastante controvérsias. Por um lado ela dobra a sua taxa de acerto, por outro ela diminui bastante seu HP. Se você tiver se estressando com os incontáveis "miss" não pense duas vezes um upá-la. Principalmente se estiver jogando solo.

*Titan's Strenght

Uma skill bastante cara. Eu aconselharia à deixá-la para quando o SP estiver sobrando. Aumenta 30% do seu ataque físico e de sua Party. Sem dúvida uma boa skill, mas muito cara.

3.1.2) Forma de Tigre

A forma de Tigre é usada principalmente para tankar. Geralmente os jogadores preferem upar apenas as skills essenciais na forma de tigre (transformação + defesa física) nos níveis iniciais e depois de certo nível as skills de Aggro e AOE.

*White Tiger Transformation



Bom essa skill é de suma importância. Você ira fazer dois usos principais dela. Um é de seu bônus no HP indispensável para tanker, outra é o bônus no movimento. No nível máximo você corre a 7.2m/s enquanto a mais rápida montaria corre a 11m/s. Então é muito bom que você a maximize assim que puder. Porém tem que se levar em conta que em forma de tigre o seu ataque físico é bastante reduzido.

*Ripping Bite



Tudo que eu disse sobre Garrote se aplica também a essa skill. Além de consumir vigor. Recomendo pegar apenas um ponto.

*Fierce Pouce



O grande atrativo dessa skill é cancelar o habilidade que o inimigo estiver conjurando. Em leveis altos é interessante maximizá-la.

* Swallow



Eu gosto bastande dessa habilidade. Tem um Cooldown baixissímo (6.0s), um dano Razoável e ainda reduz bastante a armadura do inimigo. Se você prentende usar a forma de tigre p/ Duelar/Tankar aconselho a upar essa skill sempre que sobrar SP.

*Surf Impact



A "equivalente" da Ground Render em forma de Tigre. Porém com range reduzido e e debuff na velocidade ao invéz de Knockback. Um nível apenas é o suficiente p/ manter o Aggro dos mobs em si mesmo.

*Swing Smack



Dentre todas as Skills a minha preferida, apesar de ser uma skill de bleeding. Dá 200% do dano de sua arma em uma área grande (12m) mais um dano grande de bleeding em 30s. Além de tudo recupera uma quantidade boa de HP no mesmo período de 30s. Mas infelizmente consome dois pontos de "Chi".

* Shapeshifting Intensify



Complementar à skill de transformação. Aumenta significantemente a defesa física em forma de tigre. Recomendado maximizala se pretendo tankar.

* Black Tortlen Possess



A única falha dessa skill é consimir dois pontos de "Chi". Diminui muito o dano recebido em um curto período de tempo.

*Rage of Beast King



Eu gosto dessa skill só não gosto de ter que parar o ataque e recomeçá-lo toda vez que a uso. É bastante útil quando se está mobando muitos monstros ao mesmo tempo.

*Poison Fang



Dá uma porcentagem do dano de sua arma em dano do elemento madeira. Não é muito útil então aconselho pegar apenas um nível.

*Bluster



A única skill de Aggro do Bárbaro. Chama os mobs de uma certa área para atacar o personagem. Tem um custo baixo para um ótimo benefício. Se pretende tankar em Dungeos aconselho a maximizala.

*Frighten



Reduz o Dano e Movimento dos inimigos em uma área de 12m. Gosto bastante dessa skill, mas aconselho a deixá-la mais para os níveis mais baixos porque é uma skill muito cara.

3.3) God x Evil

Em certo ponto do jogo você se encontrará com uma importante decisão a ser feita. God ou Evil? A escolhe de uma das duas mudará significantemente suas skills e seu estilo de jogo. Ao escolher uma das facções você ganha duas novas skills e a possibilidade de melhorar as que você já tem. Para isso a sua skill tem que estar maximizada.

A decisão é simples. Escolhendo God sua defesa aumentará, por outro lado escolhendo Evil suas skills de atque e sua taxa de acerto aumentarão. Se você pretende se focar no PvP não exite em escolher Evil, mas se você pretende ser o tanker sua escolha é God

Se você ainda continua indeciso, não se preocupe, você terá tempo suficiente para tomar essa decisão com o passar do jogo.

3.4) PvP x PK x TW x PvM

Diferentes situações exigem diferentes builds. Nos duelos os jogadores estão mais preparados, com seus buffs ativados, e os Hierogramas não recuperam seu HP, portanto pense dez vezes antes de usar Perdition em duelos, caso você erre, é metade do seu HP que vai pro saco.

Se você pretende se focar em duelos PvP a boa pedida é apostar em equipamentos que te deêm mais destreza e pedras de acerto nas armas (assunto que será dicutido mais a frente). Também é importante que em duelos você use seus ponto de Chi usar a habilidade "Swing Smack" que recupera seu Hp e ainda deixa o inimigo em maos lençõis.

Por outro lado no PK o Bárbaro é praticamente imortal com um hierograma. Aqui a sua maior preocupação é acabar com oinimigo o mais rápido possível antes que ele chame por ajuda. Apostar no dano nessas situações é o mais correto. Abuse de stuns e de sua habilidade ranged.

Nas Guerras Terrioriais (ou somente TW) o seu foco será aguentar o máximo com a catapulta do lado. Essa função é deextrema importância caso sua guild seja a atacante. Caso você esteja na defesa sua função é desviar a atenção dos inimigos para você, enquanto os sacerdotes dão suporte ao resto do grupo. Em qualquer uma das situações é imprescindível que você tenha a maior quantidade de HP que você conseguir.

Agora se sua intenção é apenas jogar sozinho, ou com poucos amigos, vale o que a sua imaginação quiser.Um jeito de se dar bem e conseguir um UP solo rápido é balancear Habilidades de HP e Defesa com Habilidades de Dano.

3.5) Organizando suas Skills

Bom, isso é apenas uma sugestão de como organizar suas habilidades de maneira a facilitar a sua vida. Existem diversasmaneiras eficientes e até mais eficientes que essa que vou lhes apresentar. Mas essa é a que mais me familiarizei.É importante que você monte sua própria organização e se acostume com ela. Eu pessoalmente uso cada uma das barras disponíveis para cada forma, humanóide e tigre. Na barra de atalhos



1 A - mantenho as skills de humanóide que costumo usar com maior freqüência. São basicamente skills de dano. Na barra

1 B - mantenho as skills que uso com menor freqüência e as poções. E finalmente na

1 C - as skills de Buff que são usadas com pouca freqüência, o teleporte e lojinha.

A mesma lógica se aplica às skills de transformação. É interessante que você deixe a White Tiger Tranfsorm no atalho do botão "1" porque é o atalho mais próximo dos botões "WASD" que você usa para se movimentar. Com o passar do jogo você vai desenvolver o seu próprio estilo que lhe é mais confortável.

3.6 Beast Lord Whomp x Garrote

Garrote e BLW são duas skills que dividem os jogadores. Alguns gostam de pegar as duas, outros não pegam nenhuma. Eu pessoalmente acho desperdício pegar as as duas. E não pegar nenhuma atrasa e muito sua velocidade de Up. Uma decisão sábia é pegar apenas uma. Mas qual?

Vamos pensar em termos de eficiência. No lv.10 BLW causa 727.2 de dano físico e tem um período total de Cooldown + Ativação/Delay de 3.9s. Supondo que a cada 3.9s você cause 727.2 de dano, isso dá uma média de 186,46 dano/s. 186,46 de dano a cada segundo. Por outro lado, Garrote causa impressionantes 1582,5 em 15s.Como o efeito do Garrote não acumula temos uma média de 105,5 de dano por segundo. Sem contar com a regeneração passiva do inimigo que contribui para diminuir a efetividade do Garrote.

Temos que levar em conta também que no Early Game, dificilmente iremos aproveitar os 15s totais do garrote. Portanto BLW é de longe mais eficiente que Garrote. Portanto se tiver que escolher entre uma das duas, não exite em escolher Beast Lord Whomp.